terça-feira, 18 de maio de 2010

Por onde anda o ator que interpretou Luke Skywalker de Guerra nas Estrelas?


A "Força" esteve tanto com Mark Hamill ao longo de sua carreira que talvez tenha prejudicado a busca por outros papéis de destaque no cinema. O eterno Luke Skywalker carregou o estigma do personagem durante anos, e só engrenou mesmo fazendo dublagens em centenas de filmes e séries de animação dos anos 80, 90 e 2000.

O ator, que nasceu na Califórnia em 1951, é o quarto de sete irmãos. Seu pai, capitão das Forças Armadas americanas, vivia mudando de casa. Por conta disso, Mark morou em diversos lugares, como Virgínia, Nova York e até Japão. Ao voltar para os Estados Unidos, começou a estudar teatro e fez seu primeiro papel na TV como coadjuvante em “The Bill Cosby Show” (1970). Pouco depois, conseguiu um papel fixo na série "General Hospital" (1972/73), partindo para um dos papéis principais na comédia “The Texas Wheelers” (1974).

A carreira estava ascendente, Mark já era figurinha fácil das revistas de adolescentes e tudo parecia ir às mil maravilhas. No entanto, em 1976, um acidente de carro que o deixou de nariz quebrado fez com que ele perdesse um papel na série “Eight is enough”. O que parecia ser um tremendo azar, acabou sendo sorte: por estar livre, Mark foi escolhido para interpretar Luke Skywalker na trilogia “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.

Uma lenda começou a correr mundo sobre o acidente que indiretamente o transformou em ícone. Disseram que seu rosto havia ficado transfigurado, que ele tinha perdido um braço e que o carro tinha rolado de um precipício. “Eu apenas quebrei meu nariz. Meu rosto não precisou ser reconstruído”, disse Mark, em entrevista.

Lendas à parte, Luke Skywalker reinou absoluto em “Guerra nas Estrelas” (1977), “O Império Contra-Ataca” (1980) e em “O Retorno de Jedi” (1983). Depois disso, sua carreira ficou vinculada ao personagem. Participou de diversos programas ligados à trilogia, febre mundial. Seu personagem virou boneco e desenho dos Simpsons. Mark participou ainda do filme “O Império do Besteirol Contra-Ataca” (2001), paródia de Kevin Smith em que aparece numa hilária luta de sabre com os personagens Jay e Silent Bob.

Nessa época, Kevin chegou a perguntar a Mark se ele estava cansado de falar sobre “Guerra nas Estrelas”. A resposta? “Eu gosto de sorvete, mas não tomo três vezes por dia”.

Talvez por isso Mark Hamill tenha se dedicado a dublagens de filmes de animação. O curioso é que, ao contrário do bom-moço Luke, o ator costuma emprestar a voz aos maiores vilões dos quadrinhos, como o Coringa de “Batman:The Animated Series” e o Gárgula, do desenho animado “O incrível Hulk”.

Como diria Mestre Yoda, “Strong am I with the Force, but not that strong” (Forte eu sou com a Força, mas não tão forte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário