quinta-feira, 13 de maio de 2010

Por onde anda o ator principal de Karatê Kid?


Apesar das pequenas rugas e de alguns fios brancos na cabeça, Ralph Macchio continua com cara de garoto, mesmo aos 47 anos. Desde o início de sua carreira, em 1980, quando fazia comerciais de TV, ele já chamava atenção por seu jeitinho franzino e cativante.

Seu primeiro papel de destaque foi em “Vidas sem rumo”, como o mascote dos bad boys bonitões Matt Dillon, Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez e Tom Cruise. Mas seu grande personagem, que acabou por marcar sua carreira para sempre, foi Daniel-san em “Karatê Kid – A Hora da Verdade”. O filme, que estrelou em 1984, virou sucesso mundial retratando a jornada do herói bonzinho contra as gangues do mal. Todos os garotos queriam ser Daniel-san, praticando as infalíveis táticas de combate ensinadas pelo Sr. Miyagi (interpretado por Pat Morita), como encerar um carro com as duas mãos ou imitar um pássaro alçando voo.

A saga de Daniel-san rendeu duas continuações, “Karatê Kid 2 - A Hora da Verdade” (1986) e “Karatê Kid 3 -O Desafio Final” (1989), esta última um fracasso total de crítica. O filme recebeu cinco indicações ao troféu Framboesa de Ouro, nas categorias de pior filme, pior diretor, pior ator (Ralph Macchio), pior ator coadjuvante (Pat Morita) e pior roteiro. A saga de Daniel-san e Sr. Miyagi tornou Ralph e Morita grandes amigos. Durante o funeral do nipo-americano, que faleceu em 2005, Ralph disse: “Para sempre, meu sensei”.

Ainda nos anos 80, Ralph fez “A Encruzilhada” (1986), onde participou de um antológico duelo de guitarras com o virtuose Steve Vai, que no filme interpretava o Diabo. Na cena, as dedilhadas de Ralph Macchio foram dubladas pelo guitarrista Ry Cooder. No anos 90, Macchio atuou em “Meu primo Vinny” (1993), comédia com tempero italiano ao lado de Joe Pesci e Marisa Tomei.

Nos anos 2000, Ralph não fez nenhum filme de destaque como ator. No entanto, ganhou o prêmio de melhor diretor por “Love Thy Brother” (2002) no Festival de Long Island. Participou ainda de quatro episódios de “Ugly Betty”, interpretando um policial do Queens de origem latina. Em um destes episódios, a modelo brasileira Adriana Lima também faz uma participação especial.

Pode-se dizer que sua fama de bom moço nos filmes se reflete na vida real. Ralph Macchio é casado há 22 anos com Phyllis Fierro, com quem tem dois filhos. Uma vez, encarnou o super-herói e salvou um bebê golfinho que havia encalhado em Malibu. Mas quando os repórteres quiseram entrevistá-lo, ele pediu para ser creditado como anônimo.

No entanto, quando o assunto é “Karatê Kid”, o astro parece ficar irritado. Ao saber que Will Smith estava querendo fazer um remake do filme, colocando o filho Jaden como Daniel-san, Ralph disse que “não era uma boa ideia”. Mas acabou baixando a guarda quando Jaden telefonou pedindo dicas ao veterano. “Eu me senti como Yoda falando com o jovem Skywalker", disse, referindo-se à outra saga, a de “Guerra nas Estrelas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário